Por Mariette Mifflin

Embora um sistema central de ar condicionado possa ser melhor para algumas residências, esses sistemas custam caro e requerem que a instalação seja feita por um profissional. Eles também custam mais para operar que um condicionador de ar menor, para quarto ou sala. Por isso, quando apenas um determinado quarto ou cômodo da casa precisar ser resfriado, um condicionador de ar de quarto ou sala é a melhor escolha. Todavia, há vários modelos disponíveis para resfriar um único quarto ou sala, além de outras considerações; então, esta compra não deve ser feita apressadamente.

Tipos de condicionadores de ar para quartos ou salas
O tipo de condicionador de ar para quarto ou sala de que você precisa depende, em parte, de que tipo de instalação você pretende fazer e onde você a quer. Esta pode ser uma decisão fácil se você for o dono da casa, mas, se você for um inquilino, a instalação pode necessitar da aprovação do proprietário.

Tipos de condicionadores de ar:
  •          Unidade montada na janela – é a mais popular e econômica;
  •          Unidade montada na parede – requer alguma obra de alvenaria;
  •          A mesma unidade pode ser instalada na janela ou na parede;
  •          Condicionadores de ar portáteis – são unidades móveis que expelem ar quente, através de uma mangueira, para fora de uma janela;
  •          Mini sistemas de ar divididos sem dutos são mais caros que unidades para janela/parede, mas, são menos incômodos que um sistema central completo.
Apenas compre um condicionador de ar que tenha fluido de refrigeração aprovado
O destruidor de ozônio R-22 e outros fluidos de refrigeração do tipo HCFC (hidroclorofluorcarbono) estão sendo eliminados e substituídos pelo R410A, que é melhor para manter a camada de ozônio da atmosfera. Para proteger o seu investimento e garantir que a manutenção futura da sua unidade não seja um problema, compre apenas condicionadores de ar que tenham o aprovado fluido de refrigeração R410A.

A decisão sobre a capacidade de resfriamento de uma determinada área
Os fabricantes geralmente informam o alcance recomendado para um determinado modelo, sendo muito importante comprar uma unidade que seja adequada para essa área. Subestimar o tamanho do cômodo pode não ser adequado, assim como superestima-lo fará você pagar por um benefício que talvez você não precise usar. Meça a área antes de comprar. Essas são as BTU (British Thermal Unit ou, em português, unidade térmica britânica, é uma unidade de energia; 1 BTU = 1055 joules, que é a energia necessária para aquecer uma libra peso [0,454 g] de água de 1 grau Fahrenheit) recomendadas para uma determinada área a ser resfriada:
  • Quarto pequeno: 5.000 – 6.000 BTU para aproximadamente 9,3 – 27,9 m2;
  • Quarto médio: 7.000 – 8.200 BTU para aproximadamente 23,2 – 51,1 m2;
  • Quarto grande: 9.800 - 12.500 BTU para aproximadamente 32,5 – 88,3 m2.
Quando você achar o condicionador de ar que você quer, confirme também a área a ser resfriada por essa unidade.

Eficiência energética para economizar o custo de energia elétrica
Um condicionador de ar que tiver a estrela de energia (EnergyStar®) economizará cerca de 30% do custo da energia elétrica, em comparação com unidades que não a tiverem. Os condicionadores de ar também têm uma classificação de eficiência energética (nos Estados Unidos, ela é chamada Energy Efficiency Rating, ou EER). Quanto maior for o número, menor será o custo operacional. Portanto, um aparelho com EER 11 custará menos para operar que outro com EER 6, por exemplo. Se você combinar a classificação EER com a EnergyStar®, você terá o condicionador de ar mais eficiente.

Benefícios dos condicionadores de ar portáteis
Enquanto que os condicionadores de ar para janelas ou para paredes são instalados permanentemente ou, pelo menos, em diferentes estações climáticas do ano, uma unidade portátil é versátil e pode ser relocada em minutos para outro quarto (ou sala), que precisa ser esfriado. Enquanto que algumas unidades móveis têm múltiplas funções, que podem incluir desumidificação, purificação do ar ou aquecimento, outras simplesmente resfriam o ambiente. Embora sejam convenientes, os condicionadores de ar portáteis são mais caros que os modelos para janelas/paredes e alguns deles podem ser pesados e mais difíceis de relocar, embora tenham rodas. Entretanto, para algumas casas, estas unidades podem ser a escolha perfeita.

Como funcionam os sistemas divididos e sem dutos
Embora eles sejam frequentemente mais eficientes que os aparelhos para janelas ou paredes, os sistemas divididos e sem dutos são mais caros e necessitam ser instalados por um profissional treinado. Todavia, a sua instalação é mais fácil e mais rápida, quando comparada à instalação de um sistema central completo e, uma vez que eles resfriam apenas certas áreas da casa, os custos operacionais são menores. Estes sistemas têm um condensador, que é colocado fora da casa, e que fica ligado a uma ou mais unidades que ficam nos quartos, através de linhas elétricas que atravessam as paredes. Eles são também chamados de mini sistemas divididos e são uma alternativa mais barata, com refrigeração onde ela é necessária.

As melhores características dos condicionadores de ar são:
  • O controle eletrônico torna a unidade mais fácil de programar;
  • Um controle remoto é ainda mais conveniente, principalmente à noite;
  • Os modos para economizar energia e desligar automaticamente deixam o ambiente confortável e diminuem o custo da energia elétrica;
  • O religamento automático é interessante quando há falta de energia elétrica.
  • A interrupção de energia prejudica os compressores e esta característica evita que eles sejam danificados;
  •  Ter a estrela de energia (EnergyStar®) e alta EER diminuem os custos com energia elétrica;
  • Programação para ligar automaticamente com hora marcada deixa o ambiente resfriado minutos antes de você chegar em casa;
  • É importante saber qual é o tipo de filtro, onde compra-lo e saber se é reutilizável;
  • Kit para fácil instalação;
  • Controle direcional ajustável.

Considerações sobre a instalação de unidades para janelas ou paredes
Meça sempre a área da janela antes de comprar um condicionador de ar. Pense no impacto de perder parte da vista, bem como vai ficar o restante do espaço da janela (às vezes, um simples painel de plástico resolve o problema). Ao instalar uma unidade para paredes, a instalação deve incluir algum serviço de pedreiro e deve-se tomar cuidado para evitar cortar fiação elétrica ou furar canos. As unidades para janelas e paredes podem necessitar de uma plataforma de apoio e de uma cobertura.

Fonte: Housewares
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite