Por Dani Fankhauser (tradução e adaptação: Fernando B. T. Leite)

A estação do ano de fazer limpeza no verão pode ter chegado e terminado, mas, a simples reorganização da sua casa pode facilmente transformar-se numa completa renovação, para as pessoas com uma grande imaginação. Se você está pensando em pintar as paredes, mudar a mobília de lugar, ou acrescentar um abat-jour diferente para melhorar o humor, você pode experimentar fazer isto em aplicativos, antes de pegar no pesado. Afinal, os projetos que estão na sua cabeça nem sempre ficam bons na realidade e serrar um pedaço de uma mesa que está muito comprida não é tarefa para qualquer pessoa.

Nota do tradutor: Todos estes aplicativos são em inglês, porém acreditamos que com todos os tradutores dinâmicos (como o do Google) e um pouco de curiosidade, eles podem ser facilmente usados por quem não fala inglês. Depois vamos fazer uma matéria com aplicativos em português (se houver).

1. ColorSmart (grátis)
Se você está pensando em usar tintas no interior da sua casa, você gostaria deste conveniente aplicativo. Você pode carregar uma fotografia e o aplicativo criará um esquema de cores baseado na imagem. Você quer evocar lembranças da sua última viagem de férias no Caribe? Você pode também aplicar cores numa fotografia de um quarto que você pretende pintar, para ter a certeza de que as novas cores irão combinar com o resto da sua decoração. Elimine as suas paredes brancas de uma vez por todas. Este aplicativo está disponível no iOS e no Android.


Se você estiver buscando uma inspiração, você definitivamente deverá fazer um download deste aplicativo. Ele é uma coleção de fotos de quase todos os tipos de quarto, de lugares e de produtos. A equipe editorial desta empresa cuida de produtos especiais e este aplicativo inclui um diretório de profissionais do local (nos Estados Unidos), incluindo decoradores, arquitetos e empreiteiros. Quando você salva fotografias, você pode acessa-las off-line. Este aplicativo está disponível no iOS e no Android.

3. Color Capture (grátis)
Ficar levando amostras de tintas pela casa é legal, até o momento quando você começa a perdê-las, ou a mistura-las. É por isso que é bom marcar as favoritas e acrescentar anotações às cores que você escolheu neste aplicativo de Benjamin Moore. Você pode inclusive obter mais informações sobre as tintas e as cores e localizar a loja Benjamin Moore mais próxima (para quem mora nos Estados Unidos). Em virtude de diferenças nas telas dos monitores, é recomendável que você verifique e compare as cores com uma amostra impressa. Este aplicativo está disponível no iOS e no Android.

4. Mark On Call (custa 2,99 dólares americanos – aproximadamente 6 reais)
Se você já disse alguma vez “esta cadeira é maior do que parece”, este aplicativo é para você. Ele foi feito para decoradores profissionais e consumidores que gostam disto. Este aplicativo é para projetar interiores e também para planejar os espaços; portanto, se você está preocupado com a logística ou com a estética, ele foi feito para você. Você pode também personalizar a superfície dos móveis, ou a tampa deles, para ter uma melhor ideia de como eles ficam. Este aplicativo está disponível no iOS.

5. Home 3D (custa 3,99 dólares americanos – aproximadamente 8 reais)
Há layouts de diferentes cômodos e, então, há a realidade da vida. Este aplicativo é, pelo menos, mais próximo da realidade, permitindo que você veja como ficará a sua casa, não apenas o que vai caber nela. Você pode mudar pisos e janelas para combinar com os seus espaços e assentar diferentes materiais sobre os pisos e as paredes. Você pode arquivar as suas plantas no Dropbox. Este aplicativo está disponível no iOS.

6. MyPantone (custa 9,99 dólares americanos na versão para iOS, ou 7,99 dólares americanos na versão para Android – mais ou menos 20 reais e 16 reais, respectivamente)
Passeie neste aplicativo por mais de 13.000 cores de tintas da Pantone. Você pode inclusive ver uma combinação de cores, se a sua necessidade incluir novas tonalidades. Este aplicativo é compatível com AirPrint e, portanto, você pode imprimir uma paleta de cores. Os detalhes das cores lhe darão as exatas especificações, de forma que você receberá da loja precisamente o que pediu (nos Estados Unidos). Este aplicativo está disponível no iOS e no Android.

Legal né? Você conhece aplicativos assim no Brasil? Deixe um comentário!

Fonte: Mashable