Por Meg Butler

Só porque você não pode viver sem ar condicionado, isto não significa que você tem que ficar olhando para o aparelho todo o tempo. Os condicionadores de ar são aparelhos utilitários. Certamente o fabricante do seu aparelho não gastou o tempo dele pensando na decoração da sua casa, principalmente com relação aos aparelhos mais antigos. Entretanto, você pode agora colocar a sua criatividade em ação e encontrar maneiras de esconder a sua unidade interna ou externa e, talvez, ao mesmo tempo, melhorar a decoração da sua casa.

Instruções:
1) Pinte o seu aparelho interno da mesma cor da parede onde ele vai ficar. Você não vai esconder o aparelho, mas a pintura vai camufla-lo e você não deve obstruir os respiradouros. Se você estiver se sentindo um artista, pinte de outra cor, ou acrescente um desenho, que complementarão a decoração do ambiente.

2) Instale o aparelho sem o encosto (os encostos costumam ser fáceis de remover), com dobradiças e um gabinete para parede sobre a unidade. O gabinete precisa ser mais largo que o condicionador de ar, com uma sobra de aproximadamente 5 cm de cada lado e uma profundidade de aproximadamente 5 cm na frente do aparelho. Feche o gabinete quando o aparelho estiver desligado e abra-o quando ele estiver ligado.

3) Cubra o condicionador de ar interno com uma cortina. Esta é uma solução fácil se o aparelho estiver numa janela, na qual uma haste de cortina já foi instalada. Caso contrário, crie uma falsa janela na parede, montando a haste de uma cortina na parede acima da falsa janela. Abra a cortina ao ligar o aparelho.

4) Instale uma prateleira sob o condicionador de ar interno. Na prateleira, coloque uma grade de uma lareira, azulejos decorados, uma escultura, ou outras peças de decoração, que permitam a circulação do ar. Ponha alguma planta caseira na frente do condicionador de ar, mas retire-a quando o aparelho estiver ligado, pois, o jato de ar secará as folhas.

5) Coloque uma simples cortina de tecido na frente do condicionador de ar.

6) Compre uma capa para o condicionador de ar, mas lembre-se de tirar as medidas do aparelho antes de ir à loja.


7) Levante um painel de madeira diante do condicionador de ar externo. Você encontrará painéis numa variedade de modelos e de cores em lojas de decoração ou online. De acordo com instruções do fabricante incluídas no kit, instale um painel cobrindo três lados do aparelho, para camufla-lo. Deixe um lado aberto, para permitir livre acesso ao aparelho.

8) Plante arbustos em volta do aparelho externo. Deixe um espaço de, pelo menos, meio metro entre os arbustos e a unidade externa, em todos os lados. Os arbustos precisam ter, quando adultos, um metro de altura e de largura, para fornecer cobertura suficiente. A primavera é a melhor época para plantar os arbustos.


Obs: Caso não tenha confiança em realizar tais procedimento, não o faça para evitar quebrar o aparelho e perder a garantia. Os aparelhos modernos são muito mais charmosos e os preços muito mais acessíveis. Caso tenha interesse em trocar de aparelho, não deixe de acessar o nosso site: www.strar.com.br

Com informações do Portal ehow.

Tradução e edição: Fernando B. T. Leite