Por Sal Vaglica

Manter o seu condicionador de ar em forma o ajudará a permanecer resfriado e a economizar dinheiro

Conhecimento sobre ar condicionado

O doce alívio de uma casa fria e seca depois de uma tarde quente de suor trabalhando no jardim. Como qualquer sistema mecânico, o condicionador de ar precisa de manutenção para funcionar bem, inclusive muitas tarefas que você mesmo pode realizar. Nós convidamos o perito em encanamento e em aquecimento Richard Trethewey da empresa This Old House para compartilhar conosco o seu conhecimento sobre unidades centrais e de janelas.


1) Porque e como trocar filtros

Filtros sujos matam a eficiência do seu condicionador de ar, portanto, instale um novo a cada mês, durante a estação quente do ano, nas unidades centrais e de janela (se o seu aparelho tiver filtros laváveis, limpe-os). Veja os valores mínimos de eficiência, que varia entre 1 e 12 para unidades domésticas; quanto mais alto for o número, melhor será a filtração (e maior será a quantidade de energia necessária para puxar o ar; portanto, equilibre a qualidade de ar e o gasto de energia elétrica).


2) Porque e como consertar vazamentos

Os dutos podem perder até 30% do fluxo de ar por causa de vazamentos, e as unidades de janela são notórias por serem difíceis de vedar adequadamente. Procure vazamentos usando o truque da fumaça: para unidades de janela, acenda uma vareta de incenso e segure-a na junção entre a unidade e a moldura; para as unidades centrais, segure a vareta próxima das conexões dos dutos. Se sair fumaça, você tem um vazamento. Para vedar dutos, use fita de alumínio para vedar pequenos furos e duto de mastique (aroeira) para vedar os grandes; nas unidades de janela, coloque espuma entre a unidade e a moldura da janela, colocando fita adesiva onde for necessário.

3) Porque e como usar um relógio de tempo

Não há necessidade de ligar o condicionador de ar no máximo enquanto você estiver trabalhando fora de casa. Para as unidades centrais, instale um termostato programável, que permite manter temperaturas mais elevadas quando você está fora de casa e mais frias quando você está em casa. As novas unidades de janela já vêm com termostatos ajustáveis, ou você pode comprar um termostato por 10 ou 20 dólares americanos (aproximadamente 24 ou 48 reais); assegure-se que a voltagem está correta. A não ser que você vá sair de férias, não desligue completamente o condicionador de ar; do contrário, depois o compressor precisará trabalhar mais para resfriar a casa.

4) Porque e como

Os dutos em sótãos quentes ou em espaços apertados devem ser enrolados para manter frio o ar dentro deles. Você pode usar spray de espuma, isolante de bateria ou isolamento de espuma rígida. Vede o isolamento de bateria e o rígido com fita de alumínio (não fita adesiva). Em espaços apertados, produtos como Reflectix oferecem algum grau de isolamento térmico.

5) Porque e como fazer a manutenção do compressor/condensador

O compressor de ar e o condensador de um sistema central geralmente estão localizados fora da casa, próximos do alicerce. É mais fácil quando há um espaço livre de pelo menos 24 polegadas (aproximadamente 60 cm) em toda a volta. Tire os arbustos, toda a grama e as folhas e galhos pendurados desse lugar.

Dica: “Instale os condensadores em unidades de janela na face norte ou leste da sua casa, ou construa uma cortina para protegê-los do sol. A exposição direta à luz do sol diminui a sua eficiência em cerca de 10%”.


6) Porque e como manter a sua casa resfriada

Aumente a vida útil do seu sistema de condicionador de ar usando cortinas ou persianas durante o dia; você também pode instalar toldos para proteger do sol intenso as unidades de janela na face sul. Considere fazer o condicionador de ar funcionar em conjunto com ventiladores de teto ou de chão para fazer o ar frio circular melhor.

7) Porque e como fazer a manutenção da sua unidade

O revendedor que instalou o seu sistema central (ou um revendedor local) deve coloca-lo num programa anual de limpeza, que vai além de apenas limpar os filtros. Agende esta verificação antes do começo da estação quente do ano (ou faça-o agora, se você ainda não o fez) e assegure-se de que as seguintes tarefas estão incluídas: limpar e inspecionar as bobinas; limpar ou substituir os filtros; ajustar e substituir as correias do ventilador; lubrificar o motor e os rolamentos; limpar e verificar as ventoinhas e ventiladores; inspecionar os controles e itens de segurança; verificar o líquido de refrigeração e as pressões; e verificar as temperaturas de operação.


8) Porque e como obter um bom fluxo de ar

Fechar muitas portas internas desequilibra os condicionadores de ar centrais, significando menor fluxo de ar em toda a casa. Se você quiser alguma privacidade, mantenha as portas ligeiramente abertas.

Com informações do portal: This old House
Tradução e edição: Fernando B. T. Leite