Por Fernando B. T. Leite

Escolher o melhor condicionador de ar para a sua casa não é uma das tarefas mais fáceis, mas não é impossível, se você entender qual é o melhor sistema de condicionamento de ar para a sua casa.


A seguir, estão alguns critérios para usar ao escolher um condicionador de ar para a sua casa:

Cálculo da capacidade

Você precisa estabelecer qual é a capacidade de resfriamento do seu sistema de condicionamento de ar, que é o espaço que o seu condicionador de ar pode resfriar. Estes são os fatores que devem ser considerados:

  • Volume do espaço onde o condicionador de ar estará funcionando; algumas vezes, esse espaço pode ser toda a casa ou apenas um quarto;
  • A superfície das janelas onde o condicionador de ar será instalado;
  • A quantidade de luz solar que entra pelas janelas;
  • A orientação das janelas para poder estimar, tão precisamente quanto possível, a quantidade de calor que penetra na sua casa durante a estação quente do ano.

Para ajuda-lo nesta tarefa, utilize a nossa calculadora virtual de BTUs:
http://www.strar.com.br/calcular-btu

Equipamento de dois estágios

Considerado o melhor sistema, o equipamento de dois estágios destaca dois níveis de capacidade de resfriamento. Os dois níveis de resfriamento fazem o sistema ficar facilmente adaptável a um clima moderado extremo. Isto quer dizer que o condicionador de ar não será, em qualquer circunstância, submetido a tensões exageradas ou será superdimensionado. Desta forma, o equipamento de dois estágios aumenta a melhor capacidade em áreas nas quais a temperatura externa não chega normalmente a 35°C.

Sistema de um único estágio

O sistema de um único estágio não é tão eficiente no que se refere a retirar a umidade de ar num cômodo. Os condicionadores de ar de um único estágio são preferíveis quando a temperatura média, na estação quente, não passa dos 35°C. Basicamente, os condicionadores de ar de um único estágio funcionam melhor quando a temperatura externa for quase sempre 35°C. Se tais temperaturas são uma exceção, então o equipamento de um único estágio será quase sempre superdimensionado.

Faixa de preço

No que diz respeito ao aspecto, os sistemas de condicionamento de ar são bastante similares. Entretanto, você encontrará diferentes preços. Mesmo para os modelos com a mesma capacidade, os preços podem variar de um fabricante para outro.

Também, os condicionadores de ar que devem ser instalados no alto, quase sempre custam o dobro dos que devem ser instalados no chão. O preço da instalação é geralmente o mesmo para os dois tipos de aparelhos acima mencionados, enquanto que o desenho raramente influencia significativamente o preço, exceto no caso dos desenhos mais sofisticados.

Qualidade do ar

Há sistemas de condicionamento de ar que vêm com filtração extra do ar, que protege os que sofrem de alergias ou de outras doenças que afetam o sistema respiratório. Mesmo que você não seja alérgico a qualquer coisa ou sofra de qualquer doença, você deveria optar por um sistema que ofereça ar de melhor qualidade, para protegê-lo e a sua família.

Não há dúvida que um novo sistema de condicionamento de ar é um sério investimento, mas definitivamente, ele vale a pena, quando você é agraciado com anos de conforto, confiabilidade e eficiência. Tudo o que você precisa fazer é relaxar e simplesmente desfrutar os benefícios.

Como você pode ver, escolher o melhor sistema de condicionamento de ar pode ser simples, desde que você tome uma decisão bem informada. O conselho e a orientação de um de nossos especialistas vai garantir uma experiência de compra sem estresse.

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato que teremos o prazer de atendê-lo: 0800 725 3636