Às vezes eu me pergunto quais aparelhos eletrodomésticos gastam mais energia elétrica e, portanto, contribuem mais para a já “salgada” conta que chega no fim do mês.


Como um dos aparelhos que consome energia elétrica é o condicionador de ar, então eu penso se os condicionadores de ar de 110 volts economizam mais que os de 220 volts, ou vice-versa.


Buscando a resposta no Google, eu achei o seguinte:


“A sua conta de eletricidade é baseada no consumo de quilowatts/hora e o KWh custa a mesma coisa independentemente da voltagem e, portanto, não há diferença no valor da conta de energia elétrica entre os aparelhos de 110 volts e 220 volts”.


O motivo pelo qual a existência das duas mencionadas tensões (voltagens) é que alguns aparelhos eletrodomésticos, tais como os fogões elétricos, o secador de cabelos e o aquecedor de água consomem muita potência; um aquecedor de água consome tipicamente 4.400 watts. A 110 volts, isto significa 40 amperes e a necessidade de um fio grosso. A 220 volts, 4.400 watts significam apenas uma corrente elétrica de 20 amps e não há necessidade de um fio tão grosso. A corrente elétrica mais baixa é também um pouco mais segura, pois, o aquecimento potencial do fio é menor.


A equação é a seguinte: potência (watts) = tensão (volts) x corrente elétrica (amps)


É por este motivo que a maioria dos aparelhos eletrodomésticos é limitada a valores entre 1.200 a 1.500 watts; 1.200 watts numa corrente elétrica alternada de 110 volts significam um pouco menos de 11 amps; 1.500 watts significam um pouco mais de 13,5 amps. A maioria das casas tem disjuntores ou fusíveis de 20 amps e, as mais antigas, de 15 amps. É recomendável ter alguma folga em relação aos seus disjuntores ou fusíveis e a corrente elétrica, para evitar acidentes elétricos e potenciais incêndios.


Uma curiosidade é que no Brasil, por razões históricas, existem redes elétricas de 110 volts e de 220 volts. A razão para que isto exista é que no início da implantação das redes elétricas a empresa contratada era inglesa e, na Inglaterra, o padrão usado é 220 volts. Por outro lado, optou-se mais tarde pelo padrão norte-americano, que é 110 volts.

Você gostou deste post? Está satisfeito com a resposta? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.