Este guia tem por objetivo ajuda-lo a comprar um condicionador de ar para ser instalado numa janela ou num cômodo da casa (sala ou dormitório, porém não em uma janela). No texto a seguir, você verá as opções disponíveis e suas principais características, além de relembrar como dimensiona-las.
Hoje em dia, os condicionadores de ar para janelas ou fora delas são maravilhas silenciosas de desenho, que podem fazer um excelente trabalho de resfriar ou aquecer espaços confinados. O truque ao comprar um novo condicionador de ar é selecionar o modelo mais adequado para o seu cômodo, que será capaz de ter um desempenho confiável e eficiente, a um preço acessível.


Comparado a um sistema de condicionamento de ar para toda a casa, os condicionadores para serem instalados em janelas, ou colocados um cômodo, são mais acessíveis, se o seu problema for controlar a temperatura de um ou dois cômodos. Eles são também a melhor alternativa, se você não for o dono da propriedade, ou se não quiser ou puder gastar mais dinheiro comprando um sistema central para toda a casa.


Há muitos modelos que são eficientes em relação ao consumo energético, e que têm uma série de características, que veriam desde termostatos digitais a controles remotos, além de velocidades variáveis dos ventiladores.


As principais vantagens destes tipos de aparelhos são:


Preços acessíveis: há modelos pequenos, cujo preço começa em aproximadamente R$ 800,00 até modelos maiores, cujo preço pode chegar a aproximadamente R$ 3.000,00.


Eficiência: Muitos modelos têm controle digital variável, em vez das opções FORTE e FRACO dos modelos antigos. Há modelos que têm um botão para economizar energia, o que é muito importante em nossa situação atual.


Fácil instalação: A maioria dos aparelhos para janela é muito fácil de instalar e não requer adaptações especiais; os aparelhos móveis, para um ou dois cômodos, podem necessitar de adaptações mínimas e podem ser levados de um cômodo para outro da casa.


1. Modelos para instalação em uma janela



  
As unidades de janela são geralmente as mais populares. Os modelos podem ser instalados em janelas de uma ou duas folhas e tipicamente têm painéis de controle tipo acordeão. Alguns modelos são desenhados para serem colocados em janelas que deslizam.

Recomenda-se que a instalação seja feita por um instalador profissional do fabricante, ou do vendedor. Geralmente as instruções e as peças necessárias para a instalação estão incluídas.


2. Modelos para cômodos (salas, quartos dormitórios, etc.)


Há dois tipos básicos de modelos, os colocados numa parede e os portáteis.


http://www.strar.com.br/ar-condicionado-split/split-window.html


http://www.strar.com.br/ar-condicionado-janela.html

Os modelos montados numa parede requerem a abertura de um buraco numa parede externa, que normalmente requer a presença de um instalador profissional. Eles têm a vantagem de não ocupar espaço numa janela. O modelo mais vendido é do tipo Split inverter.

Os modelos portáteis não necessitam de instalação e podem ser simplesmente ligados numa tomada elétrica (verifique a voltagem antes de ligar). Eles vêm com uma mangueira flexível, cuja extremidade deve ser colocada para fora de uma janela para a exaustão do ar quente e podem ser facilmente levados de um cômodo da casa para outro.


Para o dimensionamento do aparelho, leia este post sobre como fazê-lo ou utilize a nossa calculadora virtual: http://www.strar.com.br/calcular-btu/. Após calcular a capacidade do aparelho ideal para a sua necessidade, utilize a nossa busca avançada com filtro de BTUs para encontrar o seu aparelho: http://busca.strar.com.br/?Busca=ar+condicionado

Você gostou deste post? Você pretende comprar um condicionador de ar? Qual é o modelo de sua preferência, o de janela, o de parede, ou um portátil? Por quê? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.